JonathanEdward on DeviantArthttps://www.deviantart.com/jonathanedward/art/O-Devorador-de-Sombras-71663806JonathanEdward

Deviation Actions

JonathanEdward's avatar

O Devorador de Sombras

Published:
425 Views

Description

O Devorador das Sombras

Há um curioso gênero literário que surgiu independentemente em diversas epocas e nações: o roteiro do morto nas regiões ultraterrenas. O Céu e o Inferno de Swedenborg, as escrituras gnósticas, o Bardo Thödol dos tibetanos (título que, segundo Evans-Wentz, deve ser traduzido por Liberação por Audição no Plano Post-Mortem) e o Livro Egipcio dos Mortos não esgotam os exemplos possíveis. As “simpatias e diferenças” dos dois últimos têm merecido a atenção dos eruditos; que nos seja suficiente lembrar aqui que, para o manual tibetano, o outro mundo é tão ilusório como este, e para o egipcio é real e objetivo.

Há nos dois textos um tribunal de divindades, algumas com cabeça de macaco; nos dois, uma ponderação das virtudes e das culpas. No Livro dos Mortos, uma pena e um coração ocupam os pratos da balança; no Bardo Thödol, pedrinhas de cor branca e negra. Os tibetanos têm demônios que atuam como ferozes verdugos; os egipcios, o Devorador das Sombras.

O morto jura não ter sido causa de fome ou de pranto, não ter matado e não ter roubado os alimentos funerários, não ter falsificado as medidas, não ter tirado o leite da boca da criança, não ter afastado os animais do pasto, não ter capturado os pássaros dos deuses.

Se ele mentir, os quarenta e dois juízes o entregam ao Devorador “que é, na frente, crocodilo, no meio leão e atrás hipopótamo”. É auxiliado por outro animal, Babai, do qual só sabemos que é espantoso e que Plutarco o identifica com um titã, pai da Quimera.

(fonte:"O livro dos seres imaginários", de Jorge Luis Borges)

Colagem/ Paper Cut-out
Image size
2362x1528px 1.47 MB
Make
HP
Model
HP pstc3100
Date Taken
Dec 2, 2007, 5:32:41 PM
© 2007 - 2024 JonathanEdward
Comments0
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In